quarta-feira

Ao velho Mestre



Com o amigo Pinheiro em 2010

Foi com muita consternação que soube a noticia do falecimento amigo e meu ex-tecnico no Americano FC no ano de 1983, o caríssimo Pinheiro.Pela vida tive vários encontros e sempre boas lembranças, sempre que ia no Rio de Janeiro o procurava para colocarmos a conversa em dia O ultimo contato foi durante a soccerEX onde o encontrei  e conversamos bastante.

Pinheiro, zagueiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1954, Americano seu primeiro clube como profissional e Fluminense onde fez história no futebol,sempre rígido, mas de um caráter excepcional um homem integro e sério.

Nesse momento desejo conforto à família, e que ele esteja junto a Deus contando suas resenhas e causos futebolísticos.

Pinheiro “ao velho Pipi” você deixará saudades...

terça-feira

Atletas campistas campeões

Prefeita Rosinha Garotinho recebendo homenagens dos "Cabruncos"

O time de Rugby de Campos, o Campos Rugby Club, também conhecido como “Os Cabruncos”, saiu da sede da Fundação Municipal de Esportes, em carro aberto pelas ruas de Campos. A equipe foi campeão estadual da Série B com apenas dois anos de existência e já está na elite do Rugby Fluminense.

O time, formado essencialmente por jogadores campistas, tem como treinador o argentino Ricardo Priore, radicado em Campos há alguns anos. A equipe saiu com destino à sede da Prefeitura Municipal de Campos. Os atletas levaram o troféu da competição e entregaram uma camisa da equipe para a Prefeita Rosinha Garotinho no Centro Administrativo José Alves de Azevedo.

- Fico muito feliz com essa conquista e espero que continuem trabalhando pelo esporte e trazendo mais troféus para a nossa cidade. Nos alegramos ao ver que nossos jovens estão envolvidos com o esporte, com algo sadio e esse é mais um fator preponderante para o desenvolvimento de nossa cidade - destacou a Prefeita Rosinha Garotinho, que vestiu a camisa do time de Campos.

Conquista - O Campos Rugby venceu a equipe do Volta Redonda na final do campeonato, no último sábado, por 22 a 5. Durante toda a campanha, desde o início do ano, o time de Campos perdeu apenas uma vez, exatamente para os rivais da Cidade do Aço. Ao devolver a derrota, “Os Cabruncos” se sagraram campeões estaduais da Séri B e cravaram uma vaga na elite do Rugby Fluminense em 2012.

segunda-feira

Bandeiras e metas para o crescimento do esporte em Campos

Baile da 3ª Idade
            A Fundação Municipal de Esportes (FME) é casa do esporte em Campos. Sob a coordenação da instituição, mais de duas mil pessoas são atendidas diariamente em sua sede, onde vários programas esportivos são realizados. Além desse atendimento, a Fundação trabalha em parceria com clubes e associações espalhadas pelo município fomentando e apoiando a prática esportiva e o lazer. Ao mesmo tempo, a FME dá apoio para diversos atletas de modalidades diferentes - esportes individuais e coletivos -, em competições por todo o Brasil e até em outros países.
Hidroginástica
           Desde o início das atividades em 2009, guiados pelo mesmo pensamento da Prefeita Rosinha Garotinho, a Fundação Municipal de Esportes trabalha com três bandeiras: a busca incessante pela qualidade de vida da população, através de práticas esportivas e do lazer para crianças, jovens e adultos, com programas especiais para idosos; o resgate da memória esportiva de Campos, com destaque para atletas que colocaram o nome da cidade na história do esporte nacional e mundial; e a formação de atletas, confirmando a cidade de Campos como núcleo formador de novos talentos para o esporte mundial.

Corrida de Rua
Entre as dezenas de serviços prestados à população, se destacam a hidroginástica e a musculação para idosos; as academias de musculação gratuitas para toda a população; aulas de futebol para crianças e jovens, Futsal, Vôlei, Balé, Jazz, Ginástica Acrobática, Jiu Jitsu, handebol, Tae Kwon Do, Bodyboarding e Basquete. Paralelamente a Fundação Municipal de Esportes mantém várias equipes de esporte de rendimento participando de competições por todo o Brasil: Tae Kwon Do, Jiu Jitsu, Vôlei (infantil), Futsal e handebol são algumas modalidades em competições estaduais e nacionais.

Ciclismo
Outras equipes e desportistas recebem apoio da FME através do programa Bolsa Atleta ou na forma de ajuda de custo para diversas competições. O time de Rugby, Campos Rugby; os projetos de Remo; as corridas de Rua, que alem de fomentar o esporte, revelam novos atletas; equipe de Wheeling (acrobacias em motocicletas) bicampeão brasileira; volta do Circuito de Kart; competições de ciclismo, com destaque para a Prova Ciclística de São Salvador; apoio ao futebol amador através da Liga Campista de Desportos; apoio a atletas do Kung Fu em competições estaduais e nacionais; apoio a atletas do Aquatlon em competições nacionais e internacionais.

Remo no Cais da Lapa
Enquanto aguarda as Olimpíadas de 2016, a instituição trabalha a sua estrutura para melhor atender a população de Campos e todos os que a utilizam diariamente. Uma série de reformas já estão sendo implementadas para tornar a sede da instituição cada vez mais funcional e adaptada a uma nova realidade do esporte mundial.

quarta-feira

O Berço

Essencialmente o esporte tem três etapas: O esporte antigo, o esporte moderno, o esporte contemporâneo. O esporte antigo iniciou-se na antiguidade, indo até a metade do século XIX. Nesta etapa já havia administração; ou seja, um dirigente, um gestor.

No período moderno, teve início na Inglaterra, na primeira metade do século XIX e indo até o começo da década de 80 do século XX. Nesta etapa vivida, o Futebol e algumas modalidades esportivas, passaram por um processo de sistematização, sendo basicamente organizados; um momento de regulamentação das regras à nível mundial.

Já o esporte contemporâneo teve seu início no final dos anos 70 e começo da década de 80. No atual período o esporte passou por várias transformações e divulgações, incusive envolvendo e conscientizando o Estado de sua responsabilidade social, permitindo que a prática esportiva fosse, e, é, até os dias atuais, um direito de todos, e não privilégio de poucos.